Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

finimp cover

 

Inúmeras variáveis precisam ser analisadas por quem importa mercadorias para o Brasil. Além da questão macroeconômica global, em que até uma epidemia de doença como o coronavírus é capaz de provocar oscilações bruscas das moedas, os empresários brasileiros ainda precisam lidar com questões como competitividade, mão de obra, tributos e estratégia de negócio. Por isso, contar com ferramentas que auxiliam na hora de importar produtos é fundamental. Uma delas é o Finimp (Financiamento à Importação). Como próprio nome já diz, trata-se de uma linha de financiamento à importação em moeda estrangeira.

 

No Banco Ourinvest funciona da seguinte maneira: depois do embarque das mercadorias no exterior, o exportador já recebe o pagamento à vista e o importador tem a opção de realizar o pagamento em até 180 dias.

 

Segundo Marcelo Viana Curty, gerente comercial de câmbio do Banco Ourinvest, há algumas particularidades dessa modalidade de financiamento: o Finimp só atende pessoas jurídicas que realizam importações e o prazo máximo para o pagamento da dívida é de até 180 dias. “Não há limite mínimo, nem máximo de valores. Aprovamos as linhas de crédito dentro da capacidade financeira de cada cliente, com base em uma análise personalizada”, diz.

 

Há algumas instituições credenciadas pelo Banco Central que podem realizar a modalidade de financiamento no Brasil. No Banco Ourinvest alguns diferenciais ajudam o importador, como a ausência da necessidade de garantias adicionais. “No banco convencional é preciso apresentar garantias como duplicatas, recebíveis e imóveis para receber o Finimp. No Ourinvest não precisamos de garantias adicionais. Uma vez aprovado o limite, com base na análise de crédito, a transação já é realizada. O importador paga o exportador e nós passamos a monitorar a dívida do cliente”, explica Marcelo.

 

Finimp para aumentar a liquidez da sua empresa

 

Outra vantagem do Banco Ourinvest é a questão da liquidez da operação. Enquanto as demais instituições financeiras enquadram o Finimp como uma operação de endividamento, no Ourinvest o cliente pode enquadrar em dívida com fornecedores contabilmente. “Na nossa operação, o exportador cede o direito de recebimento para o banco, que passa a cobrar o cliente do Brasil. Por isso, o cliente continua com essa dívida enquadrada em fornecedores”, diz o gerente.

 

O Finimp também pode cobrar taxas de até 33,3% de imposto de renda sobre os juros e, em alguns casos, de 1,88% de IOF. “Nós somos competitivos por não cobrarmos essas taxas, uma vez que realizamos o pagamento à vista para o exportador e todos os custos da operação são pagos no Brasil”, diz Marcelo. Esse diferencial possibilita uma flexibilidade de negociação entre importador e exportador.

 

O Banco Ourinvest notou um aumento expressivo no volume de transações de Finimp nos últimos meses. As oscilações do dólar, os diferenciais do banco e a necessidade de geração de caixa para ampliar os negócios justificam o aumento da demanda. “Em resumo, temos diferenciais como as operações sem IR e IOF, a ausência de garantia por conta da análise de crédito e a flexibilidade de negociação com os exportadores. Nosso objetivo é personalizar cada transação para que o empresário tenha possibilidade de expandir seus negócios da melhor forma”, finaliza.

 

Se você é um exportador e precisa de crédito para ampliar seu negócio, conheça as soluções de ACC e ACE, que também estão disponíveis no Banco Ourinvest.

Tags: ,
       
       

Logo Horizontal Dourado

“O Grupo Ourinvest trabalha a Abordagem da Inovação Responsável,
buscando aperfeiçoar a cada dia os conceitos que fizeram com que
o grupo se destacasse nas últimas quatro décadas.”

Banco Ourinvest S.A. - CNPJ nº 78.632.767/0001-20
Edifício Ourinvest | Av. Paulista, nº 1.728
Bela Vista CEP 01310-919 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11)
4081-4444
Atendimento ao Deficiente Auditivo:(55 11) 3171-3003
Ouvidoria do Ourinvest:
0800-603-4444 | 0800-775-4000

Assessoria de Imprensa: Agência Tamer

Gustavo Girotto gugirotto@tamer.com.br 

Victor Hugo Gonçalves Carvalho victor@tamer.com.br

 

googleplay