Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

20191219 TradeFinance Capa

 

5 coisas que você precisa saber sobre Trade Finance

 

Os exportadores e importadores brasileiros lidam com inúmeras dificuldades no dia a dia. Apesar do cenário promissor de recuperação econômica, a obtenção de crédito para as operações internacionais ainda é um desafio para os empresários nacionais. Por outro lado, enfrentar mercados internacionais implica entender riscos de crédito e políticos, legislações internacionais e diferentes práticas comerciais.

 

Quando o câmbio entram na jogada, o cenário fica ainda mais desafiador. Por isso, é importante conhecer instrumentos que auxiliem na obtenção de financiamento, mas fornecendo também ferramentas que permitam superar riscos e colaborar para o desenvolvimento dos negócios de forma segura. A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre as ferramentas de trade finance e como pode ajudar os empresários brasileiros que fazem transações internacionais.

 

 

O que é trade finance?

 

A tradução literal do termo em inglês é "financiamento de comércio". Na prática, as operações de trade finance são aquelas que financiam o comércio internacional entre exportadores e importadores. “Em resumo, são operações de financiamento que, tendo por base uma operação mercantil internacional, envolvem, por isso, vários países e diferentes moedas”, explica João Costa Pereira, Head of Trade Finance do Banco Ourinvest.

 

Quem pode usar trade finance?

 

Importadores e exportadores podem e devem usar soluções de trade finance nos seus negócios.

 

Por exemplo, um exportador nacional que envia frutas tropicais para a Europa precisa saber quanto vai receber hoje em reais e, simultaneamente, conceder prazo de pagamento aos seus clientes para viabilizar a venda — normalmente entre 60 e 120 dias. Contratando a solução de exportação do Ourinvest o cliente assegura e recebe hoje o valor da exportação em reais, sem mais preocupações. Dessa forma, estará resolvendo simultaneamente o seu problema de caixa, o risco cambial, mas também o risco de crédito porque o banco assumiu a responsabilidade pela cobrança junto ao importador europeu. O exportador  contrata uma solução financeira completa, podendo concentrar-se exclusivamente no aumento das suas vendas, deixando o problema financeiro com o banco.

 

A mesma lógica vale para o caso de importações. Quando um empresário brasileiro compra mercadorias da China e precisa pagar ao fornecedor antes de receber os produtos, pode lançar mão da ferramenta de antecipação. “Usando trade finance, esses empresários podem pagar a mercadoria e se beneficiar de um prazo maior de pagamento, de acordo com a sua necessidade de caixa. Por outro lado, podem combinar uma trava de câmbio e não precisam se preocupar com as oscilações cambiais”, diz João. Uma vez mais, obtêm financiamento e eliminam riscos do negócio.

 

Quais são as operações de trade finance?

 

Há três modalidades comuns de contratação: ACC (Adiantamento sobre Contrato de Câmbio) e ACE (Adiantamento sobre Cambiais Entregues), que são operações de exportação, e FINIMP (Financiamento à Importação).

 

No caso do ACC, o empresário nacional procura um banco autorizado a operar em câmbio e pede um financiamento para a fase de produção ou pré-embarque de mercadorias. O ACE também concede uma antecipação de recebimentos de uma exportação, mas esse valor só é concedido após o embarque das mercadorias. O Banco Ourinvest completa esses produtos com serviços adicionais de cobertura de riscos cambiais, riscos de crédito e cobrança internacional em mais de 90 países.

 

Já o FINIMP é destinado apenas para o caso das importações, e o empresário nacional que compra produtos fora do Brasil consegue pagar ao vendedor internacional antes mesmo de receber as mercadorias. “O Banco Ourinvest substitui o cliente brasileiro no pagamento ao fornecedor estrangeiro e dá prazo para o importador vender os produtos aqui no Brasil, com a opção de travar o câmbio, de forma ao cliente não incorrer em riscos cambiais”, diz o executivo.

 

Quais são as garantias necessárias para conseguir os financiamentos de exportação e importação?

 

Tradicionalmente, os bancos exigem garantias como imóveis ou duplicatas para liberar operações de financiamento. No caso das operações de trade finance, o Banco Ourinvest não exige garantias, dando prioridade à qualidade da operação mercantil em análise.

 

João explica que um dos diferenciais do banco é realizar as operações de trade finance com base na qualidade de crédito dos importadores internacionais, minimizando assim problemas de inadimplência. “Temos parceiros em mais de 90 países, em todos os continentes, que nos ajudam a identificar e partilhar possíveis riscos. Dessa forma, para além de financiarmos, cobrimos riscos internacionais, viabilizando assim o crescimento das vendas de uma forma segura para os nossos clientes. O exportador preocupa-se em entregar o produto, e o banco preocupa-se com a cobrança”, diz. 

 

Quais as vantagens de usar trade finance?

 

A antecipação do dinheiro é normalmente considerada a principal vantagem. Mas tendo acesso aos serviços adicionais fornecidos pelo Banco Ourinvest, o empresário passa a contar com uma ferramenta para enfrentar os mercados internacionais com segurança, focando-se na busca de novas oportunidades de negócio e expansão em novos mercados.

 

Assim, o banco acaba se tornando um parceiro comercial do cliente. Afinal, a instituição financia e toma para si os riscos cambiais e de cobrança da operação, depois de realizar as análises internacionais. “Fazemos um serviço diferenciado do mercado e realizamos o mapeamento de risco de crédito e de cobrança. O cliente brasileiro se preocupa com o negócio em si, e nós cuidamos de toda a parte financeira”, finaliza João. 

 

Esta com dúvidas? Entre em contato com a gente!

       
       

Logo Horizontal Dourado

“O Grupo Ourinvest trabalha a Abordagem da Inovação Responsável,
buscando aperfeiçoar a cada dia os conceitos que fizeram com que
o grupo se destacasse nas últimas quatro décadas.”

Banco Ourinvest S.A. - CNPJ nº 78.632.767/0001-20
Edifício Ourinvest | Av. Paulista, nº 1.728
Bela Vista CEP 01310-919 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11)
4081-4444
Atendimento ao Deficiente Auditivo:(55 11) 3171-3003
Ouvidoria do Ourinvest:
0800-603-4444 | 0800-775-4000

Assessoria de Imprensa: imprensa@ourinvest.com.br

 

googleplay