Por que a taxa de câmbio é tão volátil no Brasil?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa


Você perguntou, nós respondemos:

Por que a taxa de câmbio é tão volátil no Brasil?



Volatilidade: trata-se da oscilação de uma variável, título ou índice de mercado, ou seja, o quanto o valor desses títulos, índices ou variáveis pode mudar de forma repentina. Quanto mais o preço varia num curto período (sobe ou desce), maior o risco de se ganhar ou perder dinheiro negociando essa variável, e, por isso, a volatilidade é também uma medida de risco.
De fato, os estudos mostram que a volatilidade do Real é maior que de outras moedas. Taxa de câmbio muito volátil dificulta aos agentes saberem o seu valor, mesmo num futuro muito próximo. Mas, e por que isso?

Já vou avisar que essa não é uma pergunta fácil de ser respondida, mesmo porque, aqui trata-se quase de crença. Mesmo assim, vou dividir a minha opinião, que está inclusive baseada no artigo de uma amiga, ex-colega de trabalho, a quem respeito muito.

Há duas possíveis explicações individuais ou combinadas:

(1) o Brasil é um país fechado. Já ouviram falar que toda a fama tem seu preço? Pois bem, essa relação se aplica nesta questão.
O indicador mais usual para medir o grau de abertura de uma economia é a soma das exportações e importações de bens e serviços como proporção do PIB. Esse percentual atingiu 24% em 2016/2017, nos colocando apenas à frente do Sudão no ranking dos países mais fechados do mundo. O Brasil apresentou superávit de US$ 67 bilhões no ano passado e foi o 27º importador mundial, embora sejamos a oitava economia do mundo. Dessa forma, é necessária uma variação importante da taxa de câmbio brasileira para mudar o dinamismo da balança comercial, pois proporcionalmente ao tamanho do Brasil e em relação ao resto do mundo, o setor externo é pequeno.

(2) Já ouviram falar que toda a fama tem seu preço? Pois bem, essa relação se aplica nesta questão. O Brasil, dentre os emergentes ex-asiáticos, é um dos mais líquidos (facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro), portanto, uma das principais escolhas de alocação de capital estrangeiro. O mercado financeiro do Brasil, embora longe dos patamares negociados nos EUA ou Inglaterra, se destaca em volume de negócios entre os emergentes. Por exemplo, no Brasil há cerca de 340 empresas abertas, enquanto no mercado americano são mais de 4300. Mas temos muito mais quando comparado com nossos vizinhos latinos, até mesmo o Chile – vejam figura ao lado. Assim, quando ocorre a escolha de diversificação de portfólio, o Brasil geralmente está entre os escolhidos, aumentando o volume de entrada de capital. Por outro lado, ao estar sob os holofotes dos mercados, quando temos alguma notícia/ expectativa ruim, o volume de saída também é alto. Assim, a volatilidade da taxa de câmbio aumenta.

Eu acredito que a combinação dessas duas teses gere o vai e vem da taxa de câmbio, e que essa situação não mudará tão cedo. Então, seguiremos trabalhando com instabilidade, e essa autora que vos fala, seguirá tentando mostrar o melhor caminho possível diante de cenário e variáveis tão obscuros.

Fernanda Consorte
Estrategista de Câmbio
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nota da Autora

Talvez existam pessoas que tenham o heroísmo (ou a cara de pau?) de fazer projeções com forte grau de convicção para a taxa de câmbio brasileira. Eu, economista de formação, com mais de 10 anos andando nesse mercado de inconstâncias, prefiro dizer que sou capaz de dar opiniões, quiçá direções para essa variável. Humildade posta, eventualmente tomarei a frente para dar opiniões sobre fatos que podem gerar consequências no mercado, tentando desvendar quem vem primeiro: o ovo ou a galinha.
       
       

Logo Horizontal Dourado

“O Grupo Ourinvest trabalha a Abordagem da Inovação Responsável,
buscando aperfeiçoar a cada dia os conceitos que fizeram com que
o grupo se destacasse nas últimas quatro décadas.”

Banco Ourinvest S.A. - CNPJ nº 78.632.767/0001-20
Edifício Ourinvest | Av. Paulista, nº 1.728
Bela Vista CEP 01310-919 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11)
4081-4444
Atendimento ao Deficiente Auditivo:(55 11) 3171-3003
Ouvidoria do Ourinvest:
0800-603-4444 | 0800-775-4000

Assessoria de Imprensa: imprensa@ourinvest.com.br

 

googleplay