Que nem pastel: tem para todos os gostos

CAUSA OU CONSEQUÊNCIA? O OVO OU A GALINHA?
Que nem pastel: tem para todos os gostos



CAUSA: Fevereiro se encerra com bastante volatilidade – parte do jogo. No mercado internacional, tivemos Trump prorrogando trégua comercial com a China e sugerindo avanço na conversa para a novela de um acordo comercial (positivo!!); por outro lado, o fim abrupto da reunião de cúpula entre Estados Unidos e Coreia do Norte, no Vietnã, coloca os mercados internacionais na defensiva. E para terminar, o PIB do 4T18 americano veio acima do esperado – bom para eles, ruim para os emergentes; quem lembra do flight-to-quality?

Localmente, destaco a fala do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmando que "tudo é negociável" nas discussões sobre o novo regime previdenciário dos militares. Ressaltou, contudo, que a categoria é mal remunerada se comparada a outras carreiras de Estado e já sofreu com uma medida provisória de 2001. Isso sugere viés do governo para a categoria, nada bom.
Os dados econômicos que foram divulgados também não ajudam no humor: o PIB do 4T18 veio no piso das projeções dos economistas e a confiança dos empresários caiu este mês. Sempre digo que PIB é olhar para trás, mas a recuperação econômica ainda está lenta e a confiança aumentará tanto quanto avançarmos na Reforma da Previdência.

CONSEQUÊNCIA: O resultado é volatilidade nesta semana pré-carnaval. Tem notícia para todo gosto, igual pastel de feira. Conforme a relação EUA-China avançar, assim como os trâmites da Reforma da Previdência, mais baixa a taxa de câmbio. Mas nesse caminho, teremos muita volatilidade, e muitos sabores de pastel.


Caros amigos leitores, vocês que acompanham e gostam de nossos textos, convido-os para seguirem nossa página no instagram @bancoourinvest. Lá temos stories diários sobre o mercado. Vem! #economia #câmbio #finanças #brasil
Fernanda Consorte
Estrategista de Câmbio
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nota da Autora

Talvez existam pessoas que tenham o heroísmo (ou a cara de pau?) de fazer projeções com forte grau de convicção para a taxa de câmbio brasileira. Eu, economista de formação, com mais de 10 anos andando nesse mercado de inconstâncias, prefiro dizer que sou capaz de dar opiniões, quiçá direções para essa variável. Humildade posta, eventualmente tomarei a frente para dar opiniões sobre fatos que podem gerar consequências no mercado, tentando desvendar quem vem primeiro: o ovo ou a galinha.
       
       

Logo Horizontal Dourado

“O Grupo Ourinvest trabalha a Abordagem da Inovação Responsável,
buscando aperfeiçoar a cada dia os conceitos que fizeram com que
o grupo se destacasse nas últimas quatro décadas.”

Banco Ourinvest S.A. - CNPJ nº 78.632.767/0001-20
Edifício Ourinvest | Av. Paulista, nº 1.728
Bela Vista CEP 01310-919 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11)
4081-4444
Atendimento ao Deficiente Auditivo:(55 11) 3171-3003
Ouvidoria do Ourinvest:
0800-603-4444

Assessoria de Imprensa: imprensa@ourinvest.com.br

 

googleplay