Não adianta fugir da hierarquia

CAUSA OU CONSEQUÊNCIA? O OVO OU A GALINHA?
Não adianta fugir da hierarquia



CAUSA: Eu sou uma partidária da hierarquia, não porque ame o conceito, mas porque os seres vivos são naturalmente hierarquizados, e as coisas funcionam assim quase que biologicamente. Vejam os animais.
Entre os países emergentes, essa hierarquia também está presente. E nós, brasileiros, temos seguido o mestre Chinês. Não tem jeito.

Os mercados estão animados por possível acordo comercial entre China e EUA, na reunião marcada para 30-31/janeiro. Segundo um jornal gringo, o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, propôs suspender algumas (ou todas) as tarifas adicionais impostas a importações chinesas no ano passado. Será????

E isso tem propiciado um pregão melhor, evitando repercussão negativa pela decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, de suspender as investigações de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (filho do presidente). O pedido foi feito justamente por Flávio Bolsonaro, alegando que vai ganhar foro perante o STF, já que assumirá em fevereiro o mandato de senador. Eita! O pedido de Flávio deveria gerar desgaste ao novo governo.


CONSEQUÊNCIA: A hierarquia ajudou, e as cotações do dólar estão de lado hoje e até a bolsa está subindo... Mas repetindo a frase da minha última nota: “o governo tem que mostrar a que veio rapidamente” e ganhar uns passos na fila hierárquica dos emergentes, porque eu não confiaria nesse eventual acordo entre China e EUA.

Caros amigos leitores, vocês que acompanham e gostam de nossos textos, convido-os para seguirem nossa página no instagram @bancoourinvest. Lá temos stories diários sobre o mercado. Vem! #economia #câmbio #finanças #brasil
Fernanda Consorte
Estrategista de Câmbio
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nota da Autora

Talvez existam pessoas que tenham o heroísmo (ou a cara de pau?) de fazer projeções com forte grau de convicção para a taxa de câmbio brasileira. Eu, economista de formação, com mais de 10 anos andando nesse mercado de inconstâncias, prefiro dizer que sou capaz de dar opiniões, quiçá direções para essa variável. Humildade posta, eventualmente tomarei a frente para dar opiniões sobre fatos que podem gerar consequências no mercado, tentando desvendar quem vem primeiro: o ovo ou a galinha.
       
       

Logo Horizontal Dourado

“O Grupo Ourinvest trabalha a Abordagem da Inovação Responsável,
buscando aperfeiçoar a cada dia os conceitos que fizeram com que
o grupo se destacasse nas últimas quatro décadas.”

Banco Ourinvest S.A. - CNPJ nº 78.632.767/0001-20
Edifício Ourinvest | Av. Paulista, nº 1.728
Bela Vista CEP 01310-919 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11)
4081-4444
Atendimento ao Deficiente Auditivo:(55 11) 3171-3003
Ouvidoria do Ourinvest:
0800-603-4444 | 0800-775-4000

Assessoria de Imprensa: imprensa@ourinvest.com.br

 

googleplay