Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
CAUSA OU CONSEQUÊNCIA? O OVO OU A GALINHA?
Meros mortais



CAUSA: Conforme venho comentando há semanas, estamos à mercê dos desdobramentos internacionais. Então #ficaadica do que devemos acompanhar:

1 - Preços de petróleo: sabemos a importância desta commodity para o Brasil — por exemplo, o tamanho da Petrobrás —, e sabemos também que o preço do petróleo se forma no exterior, com grande influência da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Desde outubro, os preços despencaram mais de 20% e tem influenciado as variações das moedas dos emergentes.
2 - Guerra Comercial EUA e China: Houve uma trégua que foi abalada pela prisão da empresária chinesa. A relação política entre os países está complicada, e ambos os países são os maiores importadores de produtos brasileiros.
3 - Taxa de juros nos EUA: recentemente, o humor de desaceleração global e dados econômicos mais contidos têm apontado uma postura mais acomodatícia do FED, sugerindo que o ciclo de alta de juros no EUA está no fim – isso seria positivo para as moedas de emergentes.
4 - Evolução do acordo do Brexit, a cereja do bolo num mundo já com bastante aversão a risco.


CONSEQUÊNCIA: Com tanta coisa acontecendo no mundo, o real se junta ao “balaio” de outras moedas emergentes, e dança conforme a música, esquecendo os fundamentos internos. Por isso esse patamar rodando acima de R$ 3,90, nos últimos dias. O BC fez leilão de linha ontem, amenizando a cotação por hoje. Mas a verdade é que, enquanto não tivermos um novo governo ativo, ressaltando nossos bons fundamentos e trazendo mudanças, seremos meros mortais.
Fernanda Consorte
Estrategista de Câmbio
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nota da Autora

Talvez existam pessoas que tenham o heroísmo (ou a cara de pau?) de fazer projeções com forte grau de convicção para a taxa de câmbio brasileira. Eu, economista de formação, com mais de 10 anos andando nesse mercado de inconstâncias, prefiro dizer que sou capaz de dar opiniões, quiçá direções para essa variável. Humildade posta, eventualmente tomarei a frente para dar opiniões sobre fatos que podem gerar consequências no mercado, tentando desvendar quem vem primeiro: o ovo ou a galinha.
       
       

Logo Horizontal Dourado

“O Grupo Ourinvest trabalha a Abordagem da Inovação Responsável,
buscando aperfeiçoar a cada dia os conceitos que fizeram com que
o grupo se destacasse nas últimas quatro décadas.”

Banco Ourinvest S.A. - CNPJ nº 78.632.767/0001-20
Edifício Ourinvest | Av. Paulista, nº 1.728
Bela Vista CEP 01310-919 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11)
4081-4444
Atendimento ao Deficiente Auditivo:(55 11) 3171-3003
Ouvidoria do Ourinvest:
0800-603-4444 | 0800-775-4000

Assessoria de Imprensa: imprensa@ourinvest.com.br

 

googleplay