Enquanto seu (nome) não vem...

CAUSA OU CONSEQUÊNCIA? O OVO OU A GALINHA?
Enquanto seu (nome) não vem...



CAUSA: Semana ruim para os mercados locais devido a: (1) ausência de mais confirmações de nomes para cargos no próximo governo (e nem o Levy no BNDES foi suficiente para amenizar essa pressão, pois o mercado quer mais, sempre mais – ô rapaz mimado!) e (2) sinalização de postergação da reforma da Previdência para 2019 (naive quem tinha esperanças de que no soar do Jingle Bells tivéssemos uma aprovação tão complexa, mas como ando me surpreendendo, melhor não falar alto...).
Para hoje, ainda esperamos anúncio do ministro das Relações Exteriores (Itamaraty) e do Meio Ambiente, mas ainda falta o mais importante: o presidente do BC; quem assumirá a Câmara e o Senado (mandatório em um momento de necessidade vital de reformas).

Lá fora, o petróleo ajusta após mais de dez dias seguidos de queda. China mostrou dados mistos, com indústria acelerando em outubro, mas varejo com menor avanço nos últimos cinco meses. E a Europa de olho no desenrolar do Brexit. E já ocorre uma ligeira aceleração da inflação americana. Nada muito auspicioso para emergentes.

CONSEQUÊNCIA: Com isso, o dólar segue ao sabor do cenário internacional (esses ~US$/R$ 3,8), enquanto não temos “boas notícias” no cenário local – leia-se nomes que promovam maior articulação no Congresso e continuidade do bom trabalho no Banco Central. Temos que esperar enquanto o homem/nome/pessoa não vem.
Fernanda Consorte
Estrategista de Câmbio
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nota da Autora

Talvez existam pessoas que tenham o heroísmo (ou a cara de pau?) de fazer projeções com forte grau de convicção para a taxa de câmbio brasileira. Eu, economista de formação, com mais de 10 anos andando nesse mercado de inconstâncias, prefiro dizer que sou capaz de dar opiniões, quiçá direções para essa variável. Humildade posta, eventualmente tomarei a frente para dar opiniões sobre fatos que podem gerar consequências no mercado, tentando desvendar quem vem primeiro: o ovo ou a galinha.
       
       

Logo Horizontal Dourado

“O Grupo Ourinvest trabalha a Abordagem da Inovação Responsável,
buscando aperfeiçoar a cada dia os conceitos que fizeram com que
o grupo se destacasse nas últimas quatro décadas.”

Banco Ourinvest S.A. - CNPJ nº 78.632.767/0001-20
Edifício Ourinvest | Av. Paulista, nº 1.728
Bela Vista CEP 01310-919 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11)
4081-4444
Atendimento ao Deficiente Auditivo:(55 11) 3171-3003
Ouvidoria do Ourinvest:
0800-603-4444

Assessoria de Imprensa: (11)3136-0544

 

googleplay