É festa nos emergentes!

CAUSA OU CONSEQUÊNCIA? O OVO OU A GALINHA?
Do céu ao inferno em poucos dias



CAUSA: Na minha última nota, há meros 3 dias, eu disse que os emergentes estavam em festa. Mas como a linguagem popular nos ensinou, “festa de pobre — emergentes, para sermos mais elegantes — dura pouco”. Nesse caso, durou 1 dia.

Logo na terça-feira começou um ceticismo em relação à trégua comercial travada entre EUA e China na reunião do G20, no fim de semana. E hoje, amanhecemos com a notícia de que uma diretora executiva da gigante empresa de telecomunicações chinesa Huawei foi detida no Canadá, no último sábado, a pedido dos Estados Unidos. A prisão da executiva, que é filha do fundador da Huawei, está relacionada à suposta violação de sanções americanas contra o Irã. Azedou.

CONSEQUÊNCIA: Assim, meus amigos, o conflito político entre os dois países (China e EUA) que parecia ter sido amenizado, foi fortalecido com essa notícia. Acredito que a China terá de fazer esforços comerciais hercúleos para deter perdas de confiança dos investidores e, portanto, aumento do dólar em relação a praticamente todos os emergentes; inclusive nós brasileiros, que não temos nada a ver com o “azedume”. Os emergentes, que começaram a semana em festa, foram do céu ao inferno em poucos dias.
Fernanda Consorte
Estrategista de Câmbio
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nota da Autora

Talvez existam pessoas que tenham o heroísmo (ou a cara de pau?) de fazer projeções com forte grau de convicção para a taxa de câmbio brasileira. Eu, economista de formação, com mais de 10 anos andando nesse mercado de inconstâncias, prefiro dizer que sou capaz de dar opiniões, quiçá direções para essa variável. Humildade posta, eventualmente tomarei a frente para dar opiniões sobre fatos que podem gerar consequências no mercado, tentando desvendar quem vem primeiro: o ovo ou a galinha.
       
       

Logo Horizontal Dourado

“O Grupo Ourinvest trabalha a Abordagem da Inovação Responsável,
buscando aperfeiçoar a cada dia os conceitos que fizeram com que
o grupo se destacasse nas últimas quatro décadas.”

Banco Ourinvest S.A. - CNPJ nº 78.632.767/0001-20
Edifício Ourinvest | Av. Paulista, nº 1.728
Bela Vista CEP 01310-919 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11)
4081-4444
Atendimento ao Deficiente Auditivo:(55 11) 3171-3003
Ouvidoria do Ourinvest:
0800-603-4444

Assessoria de Imprensa: (11)3136-0544

 

googleplay