Dubiedades, dúvidas, volatilidade

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
CAUSA OU CONSEQUÊNCIA? O OVO OU A GALINHA?
Dubiedades, dúvidas, volatilidade



CAUSA: As eleições no Senado deixaram dubiedades por aí. Renan Calheiros não ganhou a cadeira de presidente do Senado, sugerindo que o Brasil não quer mais corrupção (yes!); porém, sabemos que Renan pode ser um ótimo aliado e um péssimo adversário (ihhhhh). Então, a decisão foi boa ou ruim? Honestamente, ainda estou sem essa resposta.

Mas o fato é que os mercados podem levantar dúvidas (já estão) em relação à aprovação da reforma da Previdência. Por exemplo, ontem o ministro da economia, Paulo Guedes, se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. E disse que a reforma pode ser votada entre maio e julho, mas indicou que o problema é o governo ainda não ter garantido os cerca de 320 votos para aprovação com folga (o mínimo seriam 308 votos).

Isso ocorre numa semana de feriado na China (Ano-novo lunar), nos deixando carentes de notícias daquele lado do mundo. E, ontem, o presidente Donald Trump resolveu engrossar o discurso em prol da construção do muro entre EUA e México, mesmo sabendo que o preço será alto.

CONSEQUÊNCIA: A resposta da taxa de câmbio é essa tendência de alta que estamos vendo desde segunda-feira, com maior intensidade no pregão de hoje. Mas incertezas fazem parte do jogo. Se houver um mínimo sinal positivo da reforma, essa taxa de câmbio volta rapidinho.



Caros amigos leitores, vocês que acompanham e gostam de nossos textos, convido-os para seguirem nossa página no instagram @bancoourinvest. Lá temos stories diários sobre o mercado. Vem! #economia #câmbio #finanças #brasil
Fernanda Consorte
Estrategista de Câmbio
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nota da Autora

Talvez existam pessoas que tenham o heroísmo (ou a cara de pau?) de fazer projeções com forte grau de convicção para a taxa de câmbio brasileira. Eu, economista de formação, com mais de 10 anos andando nesse mercado de inconstâncias, prefiro dizer que sou capaz de dar opiniões, quiçá direções para essa variável. Humildade posta, eventualmente tomarei a frente para dar opiniões sobre fatos que podem gerar consequências no mercado, tentando desvendar quem vem primeiro: o ovo ou a galinha.
       
       

Logo Horizontal Dourado

“O Grupo Ourinvest trabalha a Abordagem da Inovação Responsável,
buscando aperfeiçoar a cada dia os conceitos que fizeram com que
o grupo se destacasse nas últimas quatro décadas.”

Banco Ourinvest S.A. - CNPJ nº 78.632.767/0001-20
Edifício Ourinvest | Av. Paulista, nº 1.728
Bela Vista CEP 01310-919 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11)
4081-4444
Atendimento ao Deficiente Auditivo:(55 11) 3171-3003
Ouvidoria do Ourinvest:
0800-603-4444 | 0800-775-4000

Assessoria de Imprensa: imprensa@ourinvest.com.br

 

googleplay