Climão: Falta de liquidez ou mau humor global?

CAUSA OU CONSEQUÊNCIA? O OVO OU A GALINHA?
Climão: Falta de liquidez ou mau humor global?



CAUSA: Sabe aquela sensação de “climão” após alguém soltar uma piada mal colocada no grupo do WhatsApp? Pois então, essa é a sensação dos mercados nesta semana. Os investidores globais estão colocando na conta uma reavaliação dos preços dos ativos globais, diante da combinação da Guerra Comercial entre EUA vs China (e, eventualmente, outro país) e tensões geopolíticas com a evolução do Brexit – ambos eventos sem definição clara.
Há também a dúvida sobre a política monetária nos EUA (continuará subindo os juros ou não?), quando os indicadores econômicos não mostram uma conclusão efetiva.
Para ajudar, o preço do petróleo despenca com a indefinição dos países participantes da OPEP (se vão reduzir a produção de petróleo ou não), contaminando outros preços de ativos.

CONSEQUÊNCIA: Com isso, os investidores globais passaram a reavaliar os níveis de liquidez em 2019 (quantidade de dinheiro disponível no mercado), o que contribui ainda mais para esse climão. Assim, ficamos sem saber se os preços estão reagindo ao medo de falta de liquidez ou a um mau humor com a situação econômico-política. O fato é: o que está pesando nas cotações de dólar nesta semana é esse climão. Nos resta esperar, o tempo cura.
Fernanda Consorte
Estrategista de Câmbio
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nota da Autora

Talvez existam pessoas que tenham o heroísmo (ou a cara de pau?) de fazer projeções com forte grau de convicção para a taxa de câmbio brasileira. Eu, economista de formação, com mais de 10 anos andando nesse mercado de inconstâncias, prefiro dizer que sou capaz de dar opiniões, quiçá direções para essa variável. Humildade posta, eventualmente tomarei a frente para dar opiniões sobre fatos que podem gerar consequências no mercado, tentando desvendar quem vem primeiro: o ovo ou a galinha.
       
       

Logo Horizontal Dourado

“O Grupo Ourinvest trabalha a Abordagem da Inovação Responsável,
buscando aperfeiçoar a cada dia os conceitos que fizeram com que
o grupo se destacasse nas últimas quatro décadas.”

Banco Ourinvest S.A. - CNPJ nº 78.632.767/0001-20
Edifício Ourinvest | Av. Paulista, nº 1.728
Bela Vista CEP 01310-919 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11)
4081-4444
Atendimento ao Deficiente Auditivo:(55 11) 3171-3003
Ouvidoria do Ourinvest:
0800-603-4444

Assessoria de Imprensa: (11)3136-0544

 

googleplay