Ourinvest

Nossa História

O Grupo Ourinvest atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos. Iniciou sua história como uma fundidora, através da Ourinvest Sociedade Brasileira de Metais, empresa criada em 1979, que possibilitou o surgimento do primeiro instrumento de 'Hedge Cambial' a ser colocado em prática no Brasil, contribuindo de maneira decisiva na transformação do 'metal nobre' em ativo financeiro e institucionalizando este mercado no país. Em 1984, foi adquirida a Ourinvest DTVM S.A., instituição financeira , atendendo, já na época, grandes investidores e acompanhando a crescente expansão da demanda e complexidade do mercado.

 

Em 1990, foi fundada a Ourinvest International , que inaugurou as atividades do Grupo no mercado internacional. Diversas operações realizadas em instituições consagradas conferiram ao Grupo uma visão privilegiada do Mercado internacional, que, já nessa época, estava em franca fase de globalização.

 

Com essa visão do mercado, o Grupo Ourinvest foi a primeira instituição a distribuir Eurobonds emitidos por corporações brasileiras. Já com uma sólida participação de mercado e respeitado dentro e fora do Brasil, o Grupo estruturou por meio da Ourinvest International e de bancos internacionais, os primeiros fundos que utilizavam ativos da dívida nacional (“Bradies”). O Grupo também participou ativamente da negociação de Eurobonds brasileiros.

 

Em 1991 o Banco Ourinvest S.A., com forte atuação no mercado financeiro, foi integrado ao Grupo, e passou a operar nas carteiras de investimento, crédito, financiamento e câmbio integrando assim a estrutura das atividades financeiras do Grupo Ourinvest.

 

Em 1998, o Banco Ourinvest, participou como acionista e assessor financeiro do primeiro programa de privatização do Governo do Estado de São Paulo. Em consórcio com outras três empresas, inclusive uma operadora internacional de rodovias, ganhou a licitação para a operação do Lote Rodoviário 5 do Programa de Desestatização e Parcerias com a Iniciativa Privada do Governo do Estado de São Paulo. Esse projeto resultou na fundação da Vianorte S.A., que foi responsável pela manutenção e operação de 237 km de auto-estradas no trecho da Via Anhanguera e em outras estradas da região metropolitana de Ribeirão Preto (SP), bem como pela construção de 87 km de novas estradas.

 

Os diretores do Banco Ourinvest atuaram nesse projeto como membros do Conselho de Administração e consultores financeiros, tendo sido responsáveis pela captação de recursos necessários para investimentos da ordem de R$ 250 milhões. Em 2005 o Grupo iniciou negociações com investidores potenciais na área de infraestrutura e esteve ativamente envolvido na precificação do valor da companhia. Em 2006, o projeto foi vendido à OHL, empresa multinacional do setor.

 

Em 1999, tendo em vista as oportunidades de mercado e as estratégias de negócios do Grupo, foi criada a Brazilian Mortgages Cia. Hipotecária. Primeira companhia hipotecária independente do mercado brasileiro, ela foi responsável pela estruturação no mesmo ano, do primeiro fundo imobiliário voltado para o segmento de varejo no Brasil.

 

Em 2000, a partir da associação do Grupo Ourinvest com o Grupo Rossi, foi fundada a Brazilian Securities, uma securitizadora independente criada para integrar a expertise do Grupo Ourinvest no mercado de capitais ao mercado de securitização de recebíveis imobiliários.

 

Em 2002, o Grupo Ourinvest firmou parceria com a CADIM, uma divisão da CDP Caisse de dépôt et placement du Québec, o maior asset manager do Canadá e um dos principais administradores de fundos das Américas. Dessa joint-venture surgiu no mercado a Brazilian Capital - Companhia de Gestão de Investimentos Imobiliários, com o objetivo de tornar-se uma das empresas líderes na América do Sul, na estruturação, gestão de investimentos e soluções financeiras para o mercado imobiliário.

 

Em 2004, um novo segmento do mercado financeiro é objeto das atividades do Grupo Ourinvest, com a criação da SupplierCard Administradora de Cartões de Crédito S.A., empresa voltada para a estruturação de financiamentos a pessoas jurídicas de pequeno e médio porte, clientes de empresas industriais e comerciais, destinados à aquisição de bens por estas produzidos e/ou comercializados.

 

A Brazilian Finance & Real Estate (holding), Brazilian Mortgages, Brazilian Securities, Brazilian Capital e a BM Sua Casa, esta última criada em maio de 2007, inaugurando no país um modelo revolucionário de financiamento imobiliário voltado principalmente para a classe média, formam o grupo BFRE, controlado pela Ourinvest Real Estate Holding, que desenvolve soluções integradas em financiamentos, estruturação e gestão de investimentos para o setor imobiliário.

 

Em 2006, o Grupo BFRE reestrutura suas atividades, associando-se com um fundo americano de private equity, o TPG Axon, responsável pela gestão de investimento em mais de vinte países.

 

Em 2009, o grupo BFRE associa-se à Equity International (www.equityinternational.com), empresa de investimento focada exclusivamente em empresas relacionadas com o setor imobiliário, reconhecida pelo mercado como um dos principais investidores internacionais, além de ser um parceiro preferencial com capacidades multidimensionais.

 

Em 2010, o Grupo Ourinvest associou-se ao Grupo Pátria Investimentos, uma das maiores empresas brasileiras de gestão de investimentos diferenciados e de assessoria corporativa e juntos criaram a Suppliercard Participações S.A., que atualmente é a controladora da Suppliercard Administradora de Cartão de Créditos S.A., da Supplier Companhia Securitizadora de Créditos financeiros e da Supplier Gestão de Recursos Ltda.

 

Em 2011, Grupo Ourinvest funda, a Brasil Agrosec, companhia securitizadora concebida para atender a uma demanda latente do agronegócio nacional, inserindo-o no mercado de capitais brasileiros.

 

Em 2012, Grupo Ourinvest vende a BFRE para o BTG e para o Grupo Pan

 

Em 2013, o Banco Ourinvest S.A. passa a oferecer os serviços de Câmbio Turismo nas modalidades Papel Moeda, Cartão Pré-Pago e Transferências Internacionais.

 

Em 2015, Banco Ourinvest retoma as atividades na área financeira imobiliária, com foco na distribuição de ativos com lastro imobiliário, na concessão de empréstimos com garantia imobiliária e na estruturação de fundos.

 

Em 2016, o Grupo Ourinvest adquire a totalidade das ações da Brasil Agrosec, mudando sua denominação para Ourinvest Securitizadora S.A.

 

Assim, o Grupo Ourinvest construiu e continua a construir no mercado uma história de credibilidade para o futuro.

Criação e Desenvolvimento 18digital